ISTAMBUL: golpes, o que fazer em dois dias, experiência completa

DIÁRIO DE VIAGEM

Cheguei em Istambul e já foi uma aventura no aeroporto! Li em muitos fóruns e blogs que existiam muitos golpes de taxistas por aqui e que era mais tranquilo pegar Uber ou Bitaksi (app deles). Pedimos um uber e sempre aceitavam na mesma hora, mas cadê o carro? Foi assim por umas 5 corridas. Até que percebi um homem ao nosso lado de olho na gente e ele era um dos motoristas que aceitou a corrida. Ele se aproximou e disse “estou com problemas com o cartão, você poderia me pagar em dinheiro?”. Aí que percebemos que era uma tática para eles pescarem os clientes através do app da uber. Recusamos e logo depois conseguimos outra corrida, mas de novo, o carro não aparecia mesmo a localização indicando que era a mesma que a nossa. Eis que surge um homem com uns 7 celulares na mão e me nos chama pelo nome dizendo que nosso motorista estava vindo. Então, eu entendi. Eles têm uma pessoa que fica com celulares de vários motoristas na parte de embarque/desembarque captando os clientes. Não sei se é para não pagar estacionamento, ou para não ficar gastando gasolina, não sei mesmo. Nosso motorista apareceu à pé e foi nos levando até o carro. Nos comunicamos através do google tradutor e antes de entrar no carro (com logo de taxi) eu disse “só para confirmar, iremos pagar tudo através do app da uber” e ele concordou. No meio do caminho, percebemos que o carro não tinha saído do aeroporto no mapa do app da Uber. E como era um taxi, o taxímetro estava rolando solto 🤡 . O carro tava confirmado, nós tínhamos pin de verificação do uber, o caminho tava certo, era o mesmo motorista e ele tava com a nota 4.8/5, então eu tava sem entender se estava mesmo tomando um golpe ou não. Já compartilhei minha localização ao vivo com minha amiga e falei “fica de olho aí”.
No fim, deu tudo certo, ele apenas tinha desligado a internet e não estava atualizado o gps dele com o app da uber. UFA!

NOSSOS DOIS DIAS DE PASSEIO EM ISTAMBUL:

DIA 1
Separamos os pontos mais famosos da cidade para visitar. Conhecemos a Mesquita Azul, Hagia Sofia, Topkapi, Parque günleri, fomos nos dois grandes bazares e assistimos o por do sol da torre galata, inclusive, esse foi o passeio que eu mais gostei, pois Istambul é lindíssima vista de cima!

Me impressionei bastante com o tanto de gatinhos que tem na rua e o carinho que as pessoas tem com eles. Me choquei com a quantidade de pessoas em todos os lugares. Óbvio que é uma megalópole, mas realmente não tem um cantinho que seja mais vazio kk uma coisa que me chamou a atenção é a quantidade de fumantes mesmo em lugares fechados. Me senti bastante segura em Istambul em relação a roubo/furto, porém preciso alertar que tem sim muitos golpes e tudo é na base da negociação.
A comida turca é deliciosa e fomos muito bem recepcionados em todos os lugares!

Dia 2
Estava rolando uma maratona na cidade e isso bloqueou várias ruas. O transporte público funciona bem, mas por conta do bloqueio, acabamos fazendo quase tudo a pé! Para ser sincera, eu amo explorar as cidades que visito a pé. Acho que é um jeito muito gostoso de reparar em detalhes que não repararia se tivesse no transporte.
Fomos conhecer a região de Istklal e eu adorei essa parte. Achei que não fosse notar tanta diferença entre o lado europeu do asiático, mas eu percebi algumas particularidades e gostei mais do lado asiático. Nossa lembrança escolhida de Istambul é a toalha Pestemal - uma toalha de algodão bem traducional e linda!
Depois, fizemos um mini cruzeiro de 2h pelo Bosforo que nos custou £8 p.p. Foi bem legal para ver os outros pontos turísticos que estavam faltando e ver Istambul de outra perspectiva!

Viajar para a Turquia exige muito planejamento para ser o máximo aproveitada, por isso, eu preparei um guia completo + sugestão de roteiro que você pode comprar clicando no botão abaixo: 

ACOMPANHE TAMBÉM A NOSSA VIAGEM NO YOUTUBE E AS FOTOS :)

Bloco de Vídeo
Clique duas vezes aqui para adicionar um vídeo por URL ou código embutido. Saiba mais
Próximo
Próximo

ISLÂNDIA: roteiro e nossa experiência!