[BÉLGICA] Leuven: o que fazer, pontos turísticos e curiosidades.

Localizada a aproximadamente 25km de Bruxelas, Leuven (ou Lovaina, em português) se destaca por ter uma das universidade mais antigas da Europa, além de ser sede da fabrica da cerveja Stella Artois.

Leuven tem aproximadamente 100 mil habitantes e abriga a Universidade KU (Universidade Católica de Leuven), caracterizada por ser a maior e mais antiga universidade católica dos países baixos, existente desde 1425. A cidade é bem gostosa, daquelas que tem uma praça central, uma igreja, vários comércios.

Na minha opinião, um dia em Leuven é o suficiente para conhecer os principais pontos turísticos.

Recomendo os seguintes lugares:

  • StadtHuis

    A prefeitura começou a ser construída no ano 1448 e levou uns 30 anos para ser concluída. Tem mais de 230 estátuas, as quais representam homens e mulheres que foram importantes pra a história da cidade.

    Hoje em dia, só tem função cerimonial e existem visitas guiadas diariamente. Você também pode escolher o idioma que tenha maior preferência (verificar qual o dia que o idioma de sua escolha é fornecido). Você pode encontrar mais informações neste site (em inglês).

  • Catedral de São Pedro:

    Construída no século XV, a igreja carrega o estilo gótico, a entrada é gratuita e é possível entrar todos os dias (10h-16h30; domingos e feriados: 11h-16h30).

  • Oude Markt:

  • Onde fica tudo: a catedral, a prefeitura e muitos comércios e bares. No verão, a cidade fica bem cheia de pessoas sentadas na calçada dos estabelecimentos.

  • Great Beguinage:

    Trata-se de várias casinhas concentradas num pátio que antigamente era habitada somente por beatos e beatas. Hoje em dia, virou moradia estudantil da Universidade (KU).

  • Castelo de Arenberg:

    Eu acho que o passeio aos arredores do castelo e a mini caminhada que você faz para chegar até lá já valem a pena. Nós optamos por fazer um piquenique no parque que fica localizado na sua frente. É um castelo bem bonito e antigo. Atualmente, é utilizado pela universidade também.

  • Tour pela fábrica da Stella Artois:

    Ponto mais forte da cidade, na minha opiniao. Pelo custo-benefício (€8,5 em 2018), eu achei que valeu muito a pena. Os tours estão disponíveis em inglês e em holandês e precisam ser comprados anteriormente via internet (o site está aqui). Lá você vai conhecer toda a história da empresa, como é o processo de fabricação da cerveja, vai ver algumas partes da fábrica e no final pode tomar à vontade a cerveja, dentro de um determinado tempo (aproximadamente 30 min). O tour completo dura umas 2 horas e no final ainda ganhamos três latinhas de cerveja (além das que pudemos beber lá).


Esses são os pontos que eu passei e que acho que valem a pena a visita!
Espero que tenham gostado!

Anterior
Anterior

[ESPANHA] O que fazer em Barcelona?

Próximo
Próximo

[PORTUGAL] O que fazer em Porto?