NHS: O sistema de saúde da Inglaterra

Nesse post explicarei um pouco como funciona o sistema de saúde público da Inglaterra, o National Health Service (NHS), que significa Serviço Nacional de Saúde.

O NHS England é o sistema de saúde com financiamento público da Inglaterra e um dos quatro sistemas do NHS do Reino Unido. É o segundo maior sistema de saúde do mundo. O primeiro do mundo é o nosso SUS do Brasil.

Principalmente financiado pelo governo por impostos gerais, o NHS fornece assistência médica a todos os residentes legais ingleses e residentes de outras regiões do Reino Unido, com a maioria dos serviços gratuitos. Alguns serviços, como tratamento de emergência e tratamento de doenças infecciosas, são gratuitos para a maioria das pessoas, incluindo turistas.

Apesar de ser um serviço público, para alguns tipos de visto os serviços do NHS são pagos. É preciso pagar algumas taxas obrigatórias antes de usar o serviço. Algumas taxas são únicas, outras anuais. Tudo depende do tipo de visto. Confira mais aqui.
No meu caso que tinha o visto de reunião familiar com cidadão da união europeia e atualmente tenho o pre-settlement status (Reino Unido saiu da união europeia), nunca precisei pagar essa taxa, ‘‘apenas’’ os impostos que são descontados do meu salário automaticamente.

Assim que você se mudar para a Inglaterra, um dos primeiros passos é se registrar no NHS e para isso você precisa procurar o posto de saúde mais próximo da sua casa. Os postos de saúde são chamados de GP (General Practice).

Você pode clicar aqui para achar o posto mais próximo da sua casa e fazer seu cadastro.

O cadastro é muito simples e o GP além de ser a porta de entrada do NHS, é também a porta de entrada para qualquer consulta médica não emergencial que você precise. Basta entrar em contato com o seu posto de saúde e marcar uma consulta.

O médico generalista do GP sempre tentará resolver as suas queixas nessa consulta, encaminhando você para um especialista apenas se for necessário.

Tem muitas prescrições médicas que são gratuitas, mas a sua maioria tem uma taxa única de £9,35 por prescrição.

Algo importante de comentar é que se você precisar de um intérprete para as consultas, é possível solicitar sem custo adicional algum. É também possível baixar o app do NHS e solicitar consultas, acompanhar requerimentos e pedir prescrições de repetição por lá.

Caso você precise de um conselho médico imediato, você pode tanto consultar o site do NHS quanto ligar no 111.

Caso você precise de uma ambulância para uma emergência, o número é 999 ou 112.

Para finalizar, eu tenho um carinho enorme pelo NHS, pois eu trabalho para esse serviço e acho que, no geral, funciona muito bem. Claro que como todo grande sistema, apresenta algumas falhas, mas eu acho que oferece um serviço de qualidade. E você, o que acha do NHS?

Anterior
Anterior

I do look Brazilian

Próximo
Próximo

Como preparar sua carta de apresentação (cover letter) para atuar na Inglaterra