[ALEMANHA] Centro histórico de Munique

Munique é uma cidade linda que eu tive a honra de viver por pouco mais de um ano. Hoje eu trago os principais pontos do Centro histórico e algumas curiosidades.

O que fazer?

  • Viktualienmarket

  • Marienplatz

  • Neues Rathaus

  • Igreja de São Pedro

  • Frauenkirche (Igreja das mulheres)

  • Cervejaria Hofbräuhaus

  • Palácio Residenz e Jardim Hofgarten

    • Viktualienmarket

      Trata-se de uma feira, na qual você encontra muitas barraquinhas que vendem artesanatos, frutas, sucos, especiarias, peixes, etc! Também tem um BierGarten (jardim de cerveja), onde você pode almoçar com a família, encontrar amigos a céu aberto. É um lugar que costuma sempre estar cheio e abre às 8h30-9h e vai até às 20h, mais ou menos. Eu acho um lugar muito gostoso, principalmente quanto o tempo está agradável!
      Nota: bem próximo ao viktualienmarket tem o Eataly, que é uma rede de mercado italiano sensacional (inclusive, tem em São Paulo) e vale muito a pena dar uma passadinha lá.

    • Marienplatz

      Uma das praças mais famosas da Alemanha e conhecida como ”o coração de Munique”! Nela você encontra o Neues Rathaus (nova prefeitura), a igreja de São Pedro, a Frauenkirche, diversas lojas e restaurantes! É possível subir na torre tanto na Neues Rathaus, quanto na da Igreja St. Peter. A vista é muito bonita!

    • Frauenkirche
      É a Catedral de Munique. Existe uma lenda que diz que na época da construção desta igreja, o arquiteto responsável foi obrigado a fazer um pacto com o diabo. O pacto era que o diabo pararia de atrapalhar a obra desde que o arquiteto não colocasse janelas na igreja, para assim, não entrar nenhum tipo de luz natural dentro da mesma. Porém, o arquiteto não seguiu as ordens do diabo e quando ele viu que as janelas estavam lá, ficou furioso e deixou uma “patada” registrada bem na entrada da igreja, ponto este em que não é possível visualizar nenhuma janela. Não se sabe qual é a verdade sobre essa diferença no piso, mas essa é a lenda que escutamos por aí.

    • Cervejaria Hofbräuhaus

      A Hofbräuhaus é a cervejaria mais popular de Munique e foi fundada em 1589 por um duque para consumo – apenas – da realeza da época. Depois de mais de 200 anos, em 1828, que o local foi aberto para o consumo do público também. Em 1920, foi realizado um grande evento político na casa, no qual Hitler fez um discurso, apresentando o seu “programa de 25 anos”, que seriam as diretrizes futuras do partido nazista . Porém, durante a Segunda Guerra Mundial, a cervejaria foi totalmente destruída e só em 1958 foi construída novamente! Lá você encontra muitas comidas típicas e músicas tradicionais. Recomendo comer o café da manhã tradicional da Baviera neste local também que é composto por uma cerveja, um pretzel (brezel), salsicha branca e mostarda doce!

    • Palácio Residenz e jardim Hofgarten
      Com mais de 130 cômodos, o palácio foi construído para a família Real da Baviera em 1508. As gerações viveram nele até 1918 e desde então virou um museu. Porém, na segunda Guerra Mundial o palacio foi destruído e, posteriormente, reconstruído. Sendo assim, muitas peças são réplicas das originais. Já o Jardim Hofgarten, um anexo do Residenz e construído em 1613 a pedido do rei Maximiliano I, é um dos jardins mais famosos da cidade, principalmente por uma construção central chamada Templo de Diana.


      Para conhecer o centro histórico de Munique, eu recomendo meio dia ou aproximadamente quatro horas.
      Para finalizar, algumas fotos:

Anterior
Anterior

[BÉLGICA] Leuven: o que fazer, pontos turísticos e curiosidades.

Próximo
Próximo

[PORTUGAL] O que fazer em Lisboa?